terça-feira, 27 de outubro de 2009

AMPLIANDO CONHECIMENTOS NA FOTOGRAFIA

Foto: Efraim Fernandes
Texto: Pedro Cruz (Repórter Comunitário / Irajá)

Para aprimorar um pouco mais a Semana de Comunicação do campus Madureira, a produção da VI edição elaborou cursos extracurriculares para os participantes do evento mais esperado do curso de Comunicação Social. Entre eles está o de fotografia, ministrado pelo fotógrafo do campus, Michael Meneses. Cerca de 50 alunos participaram, animados, para ampliarem seus conhecimentos.
No início do curso, Michael conta como foi e ainda é sua rotina em fotografia em eventos musicais, principal tema. O fotógrafo já trabalhou em diversas áreas da fotografia, mais a área que mais chamou sua atenção e satisfação foi fotografando shows de rock, metal, e outros gêneros musicais, sendo eles nacional e, muita das vezes, atrações internacionais, como a banda Iron Maiden.


Para quem acha que o curso é só para aqueles que estão a mais tempo atuando na fotografia está enganado. Para ajudar os iniciantes, Michael distribui, via e-mail, apostilas que ajudam para quem estão dando o pulo inicial na profissão e também para aqueles que já estão atuando há mais tempo.


O tema que abriu a aula foi “fotometria”, o uso do flash em diversos eventos e momentos. Ele diz que antigamente, o uso de flash dentro de casas noturnas, festas e eventos em gerais era proibido. Porém, pelo avanço das novas tecnologias, esses locais ficaram sem controle, pois hoje em dia, existem diversos tamanhos de câmeras digitais fotográficas e ainda em aparelhos portáteis como celulares e Ipod’s. Michael diz também que, esse item importante na fotografia atrapalha as atrações. “Um cantor quando tem que estar concentrado no que está fazendo em cima de um palco, perde a concentração quando se depara com o uso de um flash forte a sua frente” diz Michael.

Foto: Pedro Cruz

Alexandre Campos, de 26 anos, já participou de diversos cursos de fotografia oferecidos pela Universidade. Um deles foi o de Fotografia Básica, no campus Tom Jobim. Pela primeira vez, Alexandre participa da Semana de Comunicação, realizada no campus Madureira. Para aumentar seus conhecimentos e melhorar seus trabalhos, ele participou do curso de fotografia, realizado no dia 27 de outubro. “Ampliar e dividir meus conhecimentos foi o que me levou a para participar da aula. É fundamental para o crescimento de qualquer profissão participar de cursos como esse”, diz. Alexandre achou muito interessante os temas abordados com uma linguagem direta e objetiva.

2 comentários

Hingrid disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hingrid disse...

Ótimo curso! Valeu à pena ter participado!

Postar um comentário

Design by UsuárioCompulsivo modificado por Marcos Benjamin ^