terça-feira, 27 de outubro de 2009

ENTREVISTA: JÓICE CARDOSO, INFOGLOBO

Foto: Andrezza Henriques
Texto: Karol Gonçalves (4º período )

Jóice Cleide Cardoso Ennes de Souza é graduada em História (Universidade Federal Fluminense - 1986) e em Museologia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -1985), com mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2007). Atualmente, coordena o Centro de Documentação e Informação da Infoglobo Comunicações SA, setor responsável pela representação da informação jornalística publicada nos jornais O Globo, Extra e Expresso. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em representação e recuperação de informação jornalística, além de avaliação da linguagem documentária.
De acordo com Jóice, "O aluno de comunicação deve estar antenado com as novas mídias e a tecnologia".

Por que o interesse pela fotografia?
"Trabalho na coordenação de documentação e informação do Infoglobo; não sou fotógrafa. O meu interesse pela fotografia é a multiplicidade que ela oferece."

Qual é a foto que mais te marcou?
"Uma foto que saiu no Jornal O Globo: é a foto de um mergulhão coberto de óleo na Baía de Guanabara."

Qual é a importância de uma foto bem tirada em uma matéria?
"A foto é igual à realidade. Com a foto, conseguimos passar tudo o que a matéria quer mostrar: "uma foto vale mais do que mil palavras".

Antigamente, os repórteres saíam com os fotógrafos para fazer as matérias. Hoje em dia, alguns repórteres acumulam funções em seu trabalho. O que você acha disso?
"Isso já é um ponto positivo, pois o profissional de comunicação precisa saber um pouco de tudo: "os jornalistas precisam saber a respeito de tecnologia."

seja o primeiro a comentar!

Design by UsuárioCompulsivo modificado por Marcos Benjamin ^