quinta-feira, 29 de outubro de 2009

RICARDO NAPOLITANO: "NO 7º PERÍODO TENTEI PELA ÚLTIMA VEZ O LANCE, ERA MINHA ÚLTIMA CHANCE DE SER ESTAGIÁRIO LÁ, USEI TUDO QUE SABIA A MEU FAVOR"

Foto: Daniella Barreto (4º período)
Juliana Crespo (4º período)

Formado em Jornalismo, pela Universidade Estácio de Sá, Campus Madureira. Ricardo Napolitano ingressou na primeira turma de comunicação do campus. Estagiou no NUCOM, nas áreas de fotografia e mídia impressa. No último ano de faculdade participou do processo seletivo do Lance!, e entrou como estagiário multimídia. Foi contratado e atualmente é o responsável pela cobertura do Fluminense.


JILÓ PRESS - Você trabalhou no NUCOM, agora foi convidado para ser palestrante e esta sendo entrevistado pelo núcleo. Como está sendo essa experiência?

NAPOLITANO - Acho engraçado, nunca estive nessa posição. É uma experiência nova. Acho muito boa esta valorização que a Estácio está dando aos antigos alunos. Fui da primeira turma de jornalismo do campus Madureira. Isso foi vantajoso, pois peguei todos os processos seletivos, sempre quis ficar na mídia impressa, mas antes disso quis ter uma noção de fotografia, saber como funciona essa relação com a imagem. E logo após o estágio de fotografia fui para mídia impressa, mas sempre fiz matérias e cobri a primeira semana de comunicação. É bom agora a Faculdade buscar os ex-alunos para palestrar, pois os universitários percebem, que quem já estudou ali como eles, já conquistou um pedacinho ao sol.


JILÓ PRESS - Todo garoto que gosta de futebol, sonha em ser jogador ou trabalhar com o esporte. Com você também aconteceu isso?

NAPOLITANO - Comigo foi um pouco diferente. Quando eu era pequeno sonhava em ser piloto de Fórmula 1, mas com o tempo fui mudando de idéia. Quando era da 8° série eu e um amigo decidimos fazer jornalismo para trabalhar com esporte. Eu olhava o jornal Lance! e falava para os meus amigos: Um dia vocês vão ver minha assinatura aqui.. O Lance! foi como um sonho para mim. Quando tentei no 7° período o processo seletivo, era minha última oportunidade de ser estagiário de lá, então fui com tudo, usei tudo que já havia aprendido ao meu favor.


JILÓ PRESS - Como funcionam suas funções no Lance!?

NAPOLITANO - Entrei como estagiário multimídia, e me colocaram nas duas primeiras semanas para cobrir os jogos do América e Madureira, porque já tinha experiência por causa da mídia impressa. Na terceira semana me transferiram para fazer cobertura do Fluminense. No Lance!, as coberturas de times funcionam com quatro jornalistas. Como na do Fluminense estava sobrando uma vaga, viram que eu me dei bem nas coberturas anteriores e então me transferiram. Agora sou “o cabeça” da cobertura do Fluminense.


JILÓ PRESS - Um jornalista hoje em dia precisa ser multimídia, como você também é. Como funciona fazer diversas funções?

NAPOLITANO - Quando você entra no Lance!, você tem que fazer tudo. Internet, jornal e rádio... No NUCOM você exerce um pouco isso. É necessário que o profissional de hoje saiba fazer um pouco de tudo. Mas, atualmente como sou “o cabeça” da cobertura do Fluminense, estou mais focado no jornal, apesar de ainda realizar atividades nas outras áreas.

seja o primeiro a comentar!

Design by UsuárioCompulsivo modificado por Marcos Benjamin ^