terça-feira, 27 de outubro de 2009

ENTREVISTA: LEONARDO BELFORT

Foto: Efraim Fernandes

Texto: Yáskara Paz (7º período)

Leonardo Belfort quase se tornou Engenheiro Químico. Hoje, com 31 anos, é jornalista. Belfort é prata da casa. Ele se formou em 2006 e esta na primeira palestra do dia. Pesquisador do CEDOC, a central de documentação da Rede Globo,

na elaboração de sinopses e pesquisa de imagens para programas da Globonews, além de atuar na decupagem de eventos esportivos. Além disso, dirige o programa acadêmico Galeria na UERJ.

Como é o seu trabalho no CEDOC da Rede Globo?

O nosso trabalho é de seleção, decupagem e arquivamento das imagens produzidas pela TV Globo e Globonews.

Qual era o seu objetivo quando começou no jornalismo?

"Comecei no jornalismo após três anos de engenharia química. Toda a minha família era deste ramo. Em 2002 mudei para comunicação. Pensava em trabalhar com mídia impressa, na área de política, mas acabei na TV."

Como é a experiência na direção de um programa acadêmico?

“Eu trabalho como diretor e roteirista do Galeria, um programa de artes, feito dentro da UERJ. No programa, tenho dois alunos de comunicação e um de artes plásticas que me ajudam na produção e na elaboração de matérias."

Qual a dica que você dá aos estudantes que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho?

"Os alunos devem ler bastante. Aprender novas línguas é também muito importante. O mercado considera o inglês essencial e o espanhol seria uma boa opção. Você não sabe com quem vai ter de falar. É bom estar pronto"

O que você acha de eventos como a Semana de Comunicação? Como se sente por ser um ex-aluno?

"Um evento como este é bom para os alunos conhecerem o mercado de trabalho. Eu me formei no campus Rebouças, mas aqui consegui reencontrar pessoas como a professora Patrícia Cupello, o que foi muito bom. A Estácio é ótima na área prática. Foi isso que busquei para a minha graduação."

seja o primeiro a comentar!

Design by UsuárioCompulsivo modificado por Marcos Benjamin ^